Blog da Lu Zaidan

Alimentação durante amamentação!

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Olá!
Aproveitando o momento que estou vivendo, pedi algumas dicas para minha super nutri Fernanda Reis, e ai estão as dicas maravilhosas!!

act-841501_1920
E no post de hoje vamos falar sobre um assunto muito importante mas que muitas vezes fica esquecido em meio as enormes mudanças deste momento, a alimentação no período da amamentação. Sim, a alimentação nesta fase tem tanta ou mais importância do que na própria gestação. Existem inúmeras questões que influenciam a qualidade e a produção de leite e, mesmo que seu bebe não tenha nenhuma intolerância ou alergia alimentar, alguns cuidados podem sempre ajudar. Vamos lá?

- Refeições fracionadas → pequenos volumes e maior frequência! Não é preciso comer por dois ou aumentar muito a quantidade de alimentos mas ficar em jejum por muito tempo pode piorar o ritmo de produção e ter uma dieta muito restrita pode comprometer a qualidade do leite e a saúde da mãe (na falta de alguns nutrientes o corpo vai sugar as reservas maternas de vitaminas/minerais para garantir um leite completo, podendo deixar a mãe deficiente, cuidado!). Por isso, evite ficar mais de duas horas sem se alimentar!

- Líquidos: a base do leite materno é a água então garantir um bom consumo é essencial para garantir uma boa produção! Dê sempre preferência ao consumo de água em relação sucos, refrigerantes e outras bebidas prontas. Procure beber entre 10 e 12 copos de 250ml por dia.

- Proteínas: além de servirem de base para produção de leite, as principais fontes de proteína são também fontes de vitamina B12, ácido fólico e zinco. Consuma entre 2 e 3 porções por dia de carnes, frango, peixe, ovos, leite, derivados e leguminosas (feijão, grão de bico, soja e lentilha).

- Frutas e vegetais: além da necessidade de vitaminas e minerais aumentar muito nessa fase para garantir um leite rico em nutrientes, já se sabe que a composição do leite é muito influenciada pela dieta da mãe.
Consuma 3-4 porções de frutas e 4-5 porções de vegetais por dia.
* Inclua pelo menos uma verdura verde escura (couve, escarola, brócolis, rúcula, espinafre, aspargos) por dia.
* Inclua duas fontes de vitamina C (laranja, limão, abacaxi, kiwi, tomate) por dia.

vegetais -greens-image014-dark-leafy-green-clipart_595-595

- Cálcio: a produção de leite aumenta a demanda de cálcio pelo organismo. Aqui mora um perigo → dificilmente o conteúdo de cálcio no leite materno vai ser afetado pelas deficiência no consumo da mãe, no entanto pode haver consequências na densidade óssea da mãe a longo prazo. Por isso o ideal é que se consuma 3 a 4 porções de leite e derivados (queijo, iogurte) diariamente.

yogurt-1442034_1920

- Alguns alimentos devem ser evitados: cafeína, que pode causar irritabilidade e alteração no padrão sono do bebe além de diminuir absorção de ferro; álcool, que inibe ejeção do leite, reduz o consumo do bebe e leva a piora do desenvolvimento motor grosso e por fim, é claro, o tabaco, que leva a recusa de sucção e a retenção de urina e fezes.

No mais, é bom lembrar que além dos nutrientes, o leite materno carrega os sabores e hábitos da mãe para seu bebe, então ter uma dieta variada e equilibrada é o primeiro passo para formar um individuo com bons hábitos alimentares, saudável e feliz!

Postado por Chef Lu Zaidan Nenhum comentário, seja o primeiro!

Veja Também:Teste

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>