Olá! E já que voltamos com força total por aqui, convidei minha nutricionista Dra. Fernanda Reis e nos oferecer dicas infalíveis de nutrição, a cada 15 dias teremos a coluna dela aqui. E para começar, pedi algo bem temático.
E a chegada do carnaval vai marcar a minha estreia aqui no Blog da Lu Zaidan!! Sou nutricionista, @drafereis, e vou trazer para vocês ideias de como manter a linha e o equilíbrio sem perder a graça de comer bem!
E para celebrar a chegada desse período de festas e diversão, o post de hoje trás duas dicas úteis para aproveitar o carnaval com menos sofrimento (leia-se ressaca) e um melhor aproveitamento da folia!
Dica 1: Bem nutrida no bloquinho!
Passar fome durante as maratonas de bloquinho/festa/ camarote/avenida/praia/ esquenta/ balada/after é, não só é improdutivo, como nada saudável, mas comer muito também acaba prejudicando o aproveitamento da atividade em geral.
Essas são sugestões de lanches e comidinhas para comer logo antes de partir para a folia são ótimas, lembrando que as quantidades devem ser adaptadas dependendo da fome e do porte:
– Macarrão Caprese com tomate picado, mussarela de búfala e manjericão ? Energia rápida, prolongada e tempo de digestão médio (comer até uma hora antes de sair)
– Wrap de frango desfiado ou atum com cottage, alface e tomate ? Energia rápida e tempo de digestão médio para rápido (comer até meia hora antes de sair)
– Vitamina de banana, iogurte desnatado, aveia e mel ? Energia rápida e tempo de digestão rápido (comer até 15 minutos antes de sair)
Dica 2: Sobrevivendo a ressaca…
A ressaca é consequência direta da desidratação e da dificuldade do fígado em se livrar das toxinas e subprodutos do álcool. Os cuidados no dia seguinte então podem ajudar a acelerar sua recuperação! A ordem é ajudar nosso amigo fígado, tão requisitado nessa época do ano. As dicas são:
– Hidratar-se de maneira eficiente – bebidas como água de coco, isotônicos e sucos naturais (melão, melancia, laranja) podem ajudar a recuperar a desidratação mais rápido. Alterne com a clássica água.
– Reponha os eletrólitos perdidos junto com a água – Sucos de frutas, frutas in natura, salada de fruta… As melhores opção são peras (enzima que ajuda a metabolizar o álcool), banana (fonte de potássio) e morangos (fonte de antioxidantes).
– Ajude seu fígado – Ovos são fontes de cisteína que ajudam o fígado a quebrar o acetaldeído, substância tóxica derivada do álcool e consequentemente desintoxicar.
– Enjoo?? Gengibre é um santo remédio, no formato de chá ou mesmo mastigando os resultados costumam ser muito bons!
Dica de café da manhã:
– omelete de espinafre com torrada integral, água de coco e salada de frutas.
Ainda é cedo para algo sólido mas você tem apetite? Prove “Smoothie reparador”: 1 banana congelada, 5 morangos congelados e 200ml de água de coco.
Se isto pareceu demais e a última coisa que você pensa agora é fazer uma refeição, experimente este “Shot emergencial”: 1 colher de chá de gengibre ralado, 1 fatia grande de melão, 1 limão espremido e 150ml de água.
O que não vai ajudar:
– Café – piora a desidratação!
– Beber mais – Piora ainda mais a recuperação do fígado, prolonga a ressaca.
– Exercício intenso – A idéia de suar o álcool por piorar ainda mais desidratação.
Bom carnaval e bebam com moderação!